Brexit: Reino Unido fora da União Europeia
Internacional Premiê britânica anuncia saída do mercado único europeu

Premiê britânica anuncia saída do mercado único europeu

Acordo final que formaliza a saída do Reino Unido será votado pelo parlamento britânico

Premiê britânica anuncia saída do mercado único europeu

Teresa May apresentou parte do plano para a imprensa nesta terça-feira

Teresa May apresentou parte do plano para a imprensa nesta terça-feira

Reuters

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou nesta terça-feira (17) que o país não quer mais ser membro do mercado único europeu.

"O que proponho não pode significar participação no mercado único", disse em discurso em Londres, acrescentando que isso significaria não sair do bloco por completo.

"Como alternativa, buscamos o maior acesso possível a ele através de um novo acordo de livre comércio amplo, forte e ambicioso. Esse acordo pode adotar elementos dos acordos atuais de mercado único em certas áreas".

A premiê anunciou também que irá colocar o acordo final sobre a saída do Reino Unido da União Europeia em votação no parlamento.

Trump cutuca Merkel e elogia saída do Reino Unido da UE: "Acredito que outros vão sair"

May disse que vai haver algumas concessões nas negociações, mas que é importante providenciar "a maior certeza possível" e que haverá o escrutínio adequado.

"Posso confirmar hoje que o governo colocará o acordo final que for fechado entre o Reino Unido e a União Europeia em votação em ambas as casas do Parlamento antes de entrar em vigor", disse em discurso em Londres.

Conheça a mulher que pode parar o 'Brexit'