Brexit: Reino Unido fora da União Europeia
Internacional Premiê britânica diz que irá ativar processo de saída da União Europeia até fim de março

Premiê britânica diz que irá ativar processo de saída da União Europeia até fim de março

Decisão inesperada do Reino Unido de deixar a União Europeia fez com que May assumisse

Premiê britânica diz que irá ativar processo de saída da União Europeia até fim de março

May disse que está determinada a seguir com o processo e conquistar o "acordo certo"

May disse que está determinada a seguir com o processo e conquistar o "acordo certo"

Reuters

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que irá ativar o processo formal para deixar a União Europeia até o final de março de 2017, dando a primeira informação sobre o cronograma de um divórcio que irá redefinir os laços do Reino Unido com seu maior parceiro comercial.

A decisão inesperada do Reino Unido de deixar a União Europeia, tomada em um referendo em junho, fez com que May assumisse o poder, e a ex-ministra do Interior vem sofrendo pressão para dar mais detalhes sobre o plano de saída do bloco.

Em uma ação para minimizar temores entre os seus aliados conservadores de que poderia atrasar a saída, May disse no domingo durante conferência anual do partido em Birmingham, na região central da Inglaterra, que está determinada a seguir com o processo e conquistar o "acordo certo".

Brexit: quem pode lucrar com a decisão britânica de sair da UE?

União Europeia faz 1º encontro sem Reino Unido e pede rapidez a Londres

Usar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa da União Europeia dará ao Reino Unido um período de dois anos para fechar os acordos mais complexos na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

"Iremos invocar o Artigo 50 no mais tardar no final de março do próximo ano", disse May durante conferência, sob as palmas de centenas de membros do Partido Conservador.

"O Parlamento colocou a decisão para deixar ou permanecer dentro da UE nas mãos do povo. E o povo respondeu com clareza enfática".