Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente da Colômbia nomeia ex-guerrilheiro como chefe de Inteligência

Manuel Alberto Casanova foi companheiro de Gustavo Petro na guerrilha M-19, dissolvida nos anos 90 após acordo de paz no país

Internacional|

Presidente da Colômbia Gustavo Petro tomou posse neste mês
Presidente da Colômbia Gustavo Petro tomou posse neste mês Presidente da Colômbia Gustavo Petro tomou posse neste mês

O filósofo Manuel Alberto Casanova, ex-companheiro do presidente Gustavo Petro na dissolvida guerrilha M-19, será o novo diretor de inteligência da Colômbia.

Em um decreto com data de 18 de agosto, Casanova foi nomeado como "diretor-geral do Departamento Administrativo Nacional de Inteligência" (DNI).

Criado em 2011, o órgão será dirigido pela primeira vez por um civil que, segundo questionou a oposição, não tem experiência com inteligência e contrainteligência estratégica em segurança e defesa. Como Petro, Casanova se desarmou em 1990 como parte do acordo de paz firmado pelo M-19.

Após entregar as armas, o ex-guerrilheiro assumiu o cargo de chefe de segurança do partido político Alianza Democrática M-19, que surgiu do pacto de paz.

Publicidade

O DNI substitui o Departamento Administrativo de Segurança (DAS), que foi dissolvido após um escândalo de espionagem a juízes, opositores e defensores de direitos humanos sob o governo do ex-presidente Álvaro Uribe, que ocupou o cargo entre 2002 e 2010.

Espuma tóxica de rio na Colômbia se espalha em cidade próxima à capital

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.