Novo Coronavírus

Internacional Presidente de Portugal testa negativo para covid em 2º exame

Presidente de Portugal testa negativo para covid em 2º exame

Primeiro teste de líder deu positivo e Marcelo Rebelo de Sousa aguarda para fazer 3º teste e descartar diagnóstico da doença

Presidente de Portugal testou negativo em novo exame para covid-19

Presidente de Portugal testou negativo em novo exame para covid-19

Benoit Tessier/Reuters - 10.11.2018

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, testou negativo para covid-19 em um segundo exame feito na noite de segunda-feira (11) e aguarda agora um terceiro teste para descartar se, como o primeiro teste de PCR disse ontem, ele ter sido infectado com o novo coronavírus.

Segundo breve comunicado da Presidência da República, Rebelo de Sousa permanece isolado e aguarda no Palácio de Belém a análise para confirmar o diagnóstico definitivo.

Entretanto, continua com sua agenda por videoconferência, sistema com o qual participa da reunião decisiva de epidemiologistas e especialistas que estão analisando nesta terça-feira, em Lisboa, a situação da pandemia depois das festas de fim de ano.

O primeiro teste positivo do presidente abalou a política portuguesa, imersa na campanha para as eleições presidenciais do dia 24 e em que Rebelo de Sousa concorre à reeleição.

Dos seus oito adversários, um já anunciou que está isolado: o da extrema-direita André Ventura, que debateu pessoalmente com Rebelo no último dia 6 e depois se encontrou com a líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, que viajou a Lisboa para mostrar o seu apoio.

Enquanto isso, o candidato João Ferreira, apoiado pelo Partido Comunista, cancelou todos os eventos eleitorais até que saiba o resultado do teste a que será submetido, já que debateu com o atual presidente no último dia 4, posição idêntica à de Marisa Matias, do Bloco de Esquerda Marxista (BE).

Por sua vez, a socialista Ana Gomes, deputada europeia entre 2004 e 2019, que não conta com o apoio explícito da sua formação, aguarda as indicações que são dadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) de Portugal.

Ontem, Portugal confirmou 122 mortes por Covid-19, o recorde de toda pandemia, em um dia que voltou a registrar um aumento acentuado de doentes hospitalizados, se aproximando dos 4 mil.

Últimas