Presidente do Chile não participará da Cúpula do Clima em Madri

Reunião aconteceria em Santiago, mas teve que ser transferida para a capital da Espanha por conta dos protestos no país sul-americano

Presidente do Chile, Sebastián Piñera, não participará da COP25

Presidente do Chile, Sebastián Piñera, não participará da COP25

REUTERS/Carlo Allegri/24.09.2019

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, não participará da Cúpula do Clima, a COP25, que será realizada a partir da próxima semana em Madri, embora seu país ocupe a presidência da reunião, que teve que ser transferida para a capital da Espanha por conta dos protestos sociais no país sul-americano.

A confirmação da ausência de Piñera foi feita nesta quarta-feira (27) pela ministra do Meio Ambiente do Chile, Carolina Schmidt, durante café da manhã com a ministra da Transição Ecológica da Espanha, Teresa Ribera, onde deram detalhes da preparação da cúpula, que será realizada de 2 a 13 de dezembro.

"Piñera não virá para a COP, ele transmitiu a urgência do trabalho no Chile, então ele ficará lá", disse a ministra chilena.

Segundo Teresa Ribera, Sebastián Piñera havia planejado uma reunião entre presidentes e chefes de estado durante a COP, que começa na próxima segunda-feira, um evento que a Espanha manterá na agenda, embora ainda não se saiba quais mandatários participarão.