Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do Iêmen no exílio aponta político conciliador como vice

Internacional|

ADEN/RIAD (Reuters) - O presidente do Iêmen, Abd-Rabbu Mansour Hadi, nomeou no domingo seu ex-primeiro-ministro como vice-presidente, em um movimento aparentemente destinado a melhorar as chances de uma solução pacífica para a guerra civil, que forçou Hadi a fugir para a Arábia Saudita.

"O presidente emitiu uma ordem hoje nomeando Khaled Bahah como seu vice," disse à Reuters um conselheiro presidencial.

Bahah é popular em todo o espectro de partidos do Iêmen e pode ser visto como uma figura que poderia acalmar as tensões e levar as partes conflitantes à mesa de negociações.

"A nomeação de Bahah pode ajudar a encontrar uma solução política como parte dos esforços para reavivar o processo de diálogo promovido pela Organização das Nações Unidas", disse o assessor de Hadi disse à Reuters.

Publicidade

Mas não há sinais de que a guerra irá acabar tão cedo.

A Arábia Saudita e seus aliados árabes sunitas têm bombardeado o Iêmen há mais de duas semanas, na esperança de retardar o avanço dos militantes Houthi aliados do Irã em direção à cidade portuária de Aden.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse no domingo que está preocupado com os combates e instou as negociações de paz.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.