Novo Coronavírus

Internacional Presidente do México, López Obrador, é diagnosticado com covid

Presidente do México, López Obrador, é diagnosticado com covid

Durante a semana passada, líder se encontrou com governadores sem máscara, que se recusa a usar desde começo da pandemia

  • Internacional | Da EFE, com R7

Presidente mexicano Andrés López Obrador testa positivo para covid-19

Presidente mexicano Andrés López Obrador testa positivo para covid-19

Lance! Galerias

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou na noite de domingo (25) que foi diagnosticado com covid-19 e que está sob "tratamento médico" apesar de apresentar sintomas leves.

“Lamento informar que estou infectado pela covid-19. Os sintomas são leves, mas já estou em tratamento médico. Como sempre, estou otimista. Todos vamos seguir em frente”, relatou por meio das redes sociais.

López Obrador explicou que durante os próximos dias a secretária do Interior, Olga Sánchez Cordero, o representará nas coletivas de imprensa da manhã que o presidente participa todos os dias.

Apesar de ter dado positivo, o presidente garantiu que continuará "de olho nos assuntos públicos do Palácio Nacional", onde fica sua residência, e que na segunda-feira atenderá a chamada planejada com o presidente russo, Vladimir Putin, para tratar do fornecimento da vacina russa.

No domingo, López Obrador participou da inauguração das instalações da Guarda Nacional no estado de San Luis Potosí junto com o governador do estado, Juan Manuel Carreras, e as secretárias de Segurança, Rosa Icela Rodríguez; da Marinha, Rafael Ojeda; e da Defesa Nacional, Luis Cresencio Sandoval.

No sábado, ele esteve em turnê pelo estado de Nuevo León, onde também se encontrou com o governador, Jaime Rodríguez.

Em nenhum dos atos o presidente usou máscara, já que López Obrador se negou a usá-la em público desde o início da pandemia e meses atrás retomou suas viagens pelo território mexicano.

Durante a semana, ele também se reuniu com diversos membros de seu gabinete, como o ministro das Relações Exteriores, Marcelo Ebrard, com quem esteve nesta sexta-feira durante teleconferência com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

O México acumula 1,7 milhão de pacientes e cerca de 150 mil mortes após uma semana em que três registros de infecções e mortes diárias foram encadeados.

Com esses dados, é o quarto país do mundo em número de mortes, atrás dos Estados Unidos, Brasil e Índia, segundo a universidade John Hopkins.

Últimas