Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do Peru se apresenta ao Ministério Público, mas não responde a perguntas

Pedro Castillo é acusado de liderar uma suposta rede de corrupção durante o mandato, que começou há pouco mais de um ano

Internacional|

Presidente do Peru, Pedro Castillo, foi ao Ministério Público prestar depoimento
Presidente do Peru, Pedro Castillo, foi ao Ministério Público prestar depoimento Presidente do Peru, Pedro Castillo, foi ao Ministério Público prestar depoimento

O presidente do Peru, Pedro Castillo, compareceu nesta segunda-feira (5) ao Ministério Público, que o acusa de liderar uma suposta rede de corrupção que funcionava dentro do palácio do governo. Mas ele se negou a responder, recorrendo ao direito constitucional de manter silêncio.

Quando o presidente de esquerda saiu do Ministério Público, após uma audiência de duas horas e meia, detratores jogaram ovos contra o veículo oficial que o transportava.

Vestido com um casaco vermelho, o presidente, de 52 anos, apresentou-se à procuradora da Nação, Patricia Benavides, em um processo relacionado à demissão repentina do ministro do Interior, em 20 de julho.

O Ministério Público suspeita que, com a saída abrupta do ministro Mariano González, que estava no cargo havia apenas duas semanas, Castillo tentou impedir a nomeação de uma equipe especial da polícia para localizar duas pessoas próximas, que estavam foragidas da Justiça.

Publicidade

Castillo, que não pode ser julgado atualmente, pois goza de imunidade, também foi convocado para responder sobre o suposto tráfico de influência na estatal Petroperú.

O advogado presidencial, Benji Espinoza, detalhou que Castillo não respondeu às perguntas do Ministério Público, sob o direito de permanecer em silêncio, e se limitou a fazer uma declaração, negando as acusações formuladas pela procuradora da Nação.

Publicidade

"O presidente respondeu que quando houver todos os elementos [dos seis casos contra ele] vai dar as explicações que querem", disse o advogado à imprensa. "O presidente proclamou inocência e, então, quando vieram as perguntas, negou as acusações."

Castillo explicou a um grupo de simpatizantes, que o esperava na sede do Executivo, que "fomos dizer à procuradora da Nação que não apenas as rechaço, nego veementemente essas falsas acusações".

Publicidade

Leia também

O Ministério Público abriu seis investigações contra Castillo, algo inédito para um presidente em exercício no Peru. A esposa do líder peruano, Lilia Paredes, também foi citada pelo mesmo caso em outra sede judicial, mas a audiência foi suspensa de última hora, segundo o advogado de defesa.

A primeira-dama é acusada de crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, como parte da suposta rede chefiada pelo marido, segundo o Ministério Público, que fez um pedido de proibi-la de deixar o país por 36 meses.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.