Internacional Presidente dos EUA confunde Suécia com Suíça em fala na cúpula da Otan

Presidente dos EUA confunde Suécia com Suíça em fala na cúpula da Otan

Joe Biden cometeu a gafe durante a entrevista coletiva que fechou sua participação na reunião de líderes da aliança militar

Agência EFE
Presidente dos EUA, Joe Biden, durante discurso na cúpula da Otan, em Madri

Presidente dos EUA, Joe Biden, durante discurso na cúpula da Otan, em Madri

Juan Carlos Hidalgo/EFE

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu uma gafe nesta quinta-feira (30) ao confundir a Suécia com a Suíça durante a entrevista coletiva com a qual fechou sua participação na cúpula da Otan, em Madri.

Biden falava sobre o convite formal da Otan para que Suécia e Finlândia entrem para a aliança militar e lembrou quando o presidente finlandês, Sauli Niinistö, sugeriu que ele telefonasse para a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson - e foi nesse momento que citou o país errado, mas se corrigiu em seguida.

"Recebi um telefonema do líder da Finlândia perguntando se poderia vir e me encontrar. Ele veio no dia seguinte e perguntou: 'Você apoiaria que meu país aderisse à Otan?'. Fomos ao telefone, e ele sugeriu que ligássemos para a líder da Suíça", disse, para emendar com a autocorreção.

"Suíça... Meu Deus, estou ficando muito nervoso aqui com a expansão da Otan. Da Suécia", disse.

Não é tão incomum o presidente americano ter esse tipo de lapso. Ele mesmo já admitiu ser "uma máquina de gafes".

Aqueles que conhecem Biden dizem que ele tem uma gagueira desde a infância que às vezes lhe dificulta a fala, e atribuem alguns dos momentos mais embaraçosos de sua longa carreira política a sua natureza espontânea.

Últimas