CRISE HUMANITÁRIA
Internacional Promotor ordena desembarque de migrantes em navio na Itália

Promotor ordena desembarque de migrantes em navio na Itália

Embarcação está em alto-mar há quase 19 dias e, neste momento, se encontra ancorada a aproximadamente 800 m da ilha de Lampedusa

Navio Open Arms

Navio se encontra em alto-mar há 19 dias

Navio se encontra em alto-mar há 19 dias

Reprodução/Open Arms via Reuters TV

O promotor italiano Luigi Patronaggio, da comuna de Agrigento, ordenou na tarde desta terça-feira (20) o desembarque imediato dos quase 100 migrantes que continuam a bordo do navio da organização Open Arms. As informações são do jornal espanhol El País.

A embarcação está em alto-mar há quase 19 dias e, neste momento, se encontra ancorada a aproximadamente 800 m da ilha de Lampedusa.

"A situação no navio é explosiva, de extrema urgência", disse Patronaggio, que chegou a Lampesa de helicóptero acompanhado por dois médicos.

Espera em alto-mar

A organização aguardava uma permissão para levar os migrantes majoritariamente africanos para a terra, apesar de uma proibição italiana à atracação de navios de resgate particulares. 

Mais cedo nesta quarta-feira, a tensão havia aumentado no barco depois que 10 migrantes a bordo pularam no mar e tentaram nadar até a praia, segundo a instituição de caridade espanhola que opera a embarcação.