Internacional Putin diz que será vacinado contra a covid-19 nesta terça-feira (23)

Putin diz que será vacinado contra a covid-19 nesta terça-feira (23)

Presidente russo entra para a lista de autoridades que já foram imunizadas, como Joe Biden, Benjamin Netanyahu e Elizabeth 2ª

  • Internacional | Sofia Pilagallo, do R7*, com AFP

Medicamento russo tem eficácia de 91,6%

Medicamento russo tem eficácia de 91,6%

Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS - 18.3.2021

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou que será vacinado contra a covid-19 nesta terça-feira (23). Com isso, ele entrará para a lista de líderes mundiais que já foram imunizados, como o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a rainha da Inglaterra, Elizabeth 2ª.

A Rússia é a produtora do imunizante Sputnik V, que tornou-se em 11 de agosto do ano passado o primeiro a ser aprovado e registrado no mundo por uma autoridade sanitária — no caso, a agência da própria Rússia. Desde então, mais de 50 países já receberam autorização de seu uso emergencial ou tiveram seu registro definitivo concedido.

O medicamento utiliza uma tecnologia conhecida como vetor viral não replicante. Na prática, vírus inofensivos — no caso da Sputnik V, os adenovírus, que causam resfriado em humanos — são usados para simular no organismo a presença de uma ameaça mais perigosa para gerar uma resposta imune. Eles foram modificados para não serem capazes de se replicar depois que entram nas células humanas.

As duas primeiras fases dos estudos clínicos da vacina, que contaram com 38 participantes cada, começaram na Rússia no final de junho do ano passado e demonstraram que todos desenvolveram uma resposta imunológica capaz de combater o novo coronavírus, enquanto apenas alguns alguns apresentaram eventos adversos leves.

Os resultados da terceira e última fase de testes do medicamento, por sua vez, foram publicados na revista científica The Lancet em 2 de fevereiro deste ano e revelaram uma taxa de eficácia de 91,6%.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas