Coreia do Norte

Internacional Pyongyang está construindo dois submarinos para lançar mísseis

Pyongyang está construindo dois submarinos para lançar mísseis

Além do Sinpo-C, a capital norte-coreana estaria desenvolvendo outra embarcação, revelou membro do comitê parlamentar da Coreia do Sul

  • Internacional | Da EFE

Governo norte-coreano revelou pela primeira vez as imagens do Sinpo-C em julho de 2019

Governo norte-coreano revelou pela primeira vez as imagens do Sinpo-C em julho de 2019

EFE

A Coreia do Norte está desenvolvendo dois submarinos capazes de lançar mísseis balísticos, revelou nesta terça-feira (3) um membro do comitê parlamentar de inteligência da Coreia do Sul.

Até agora, havia apenas evidências de que Pyongyang estava construindo uma unidade chamada Sinpo-C. Trata-se da versão versão melhorada e maior de seu submarino Sinpo, um modelo teoricamente experimental com o qual a Coreia do Norte lançou com sucesso seu primeiro míssil balístico lançado de submarino (SLBM, na sigla em inglês) em 2016.

No entanto, Ha Tae-keung, membro do parlamento do conservador e opositor Partido do Poder Popular, explicou nesta terça-feira em uma entrevista coletiva que a inteligência sul-coreana obteve provas de que o regime está construindo um submarino adicional com capacidade para disparar o SLBM.

"O outro é um novo submarino de médio-grande porte, cujas especificações estão sendo analisadas", afirmou Ha Tae-keung, em comunicado divulgado pela agência "Yonhap".

O governo norte-coreano revelou pela primeira vez as imagens do Sinpo-C em julho de 2019, coincidindo com a visita do líder norte-coreano Kim Jong-un ao estaleiro Sinpo – daí o nome dado a estes modelos, batizados pelos serviços secretos americanos e sul-coreanos –, o epicentro do programa submersível e do norte-americano SLBM.

O modelo original do Sinpo, que a Coreia do Norte chama de "Gorae" ("baleia" em coreano), lançou com sucesso o Pukguksong-1, o primeiro SLBM norte-coreano, pela primeira vez em agosto de 2016.

No desfile militar organizado em Pyongyang, no último dia 10 de outubro por ocasião do 75º aniversário da fundação do partido único norte-coreano, o regime desfilou um novo SLBM, o Pukguksong-4, que até agora não foi testado e poderia ser projetado para ser lançado por um desses dois submarinos em desenvolvimento.

Últimas