Novo Coronavírus

Internacional Quase metade dos adultos nos EUA já estão completamente vacinados

Quase metade dos adultos nos EUA já estão completamente vacinados

Mais de 124 milhões de norte-americanos acima dos 18 anos já receberam duas doses de vacina contra a covid-19

Mais de 60% da população adulta dos EUA já recebeu pelo menos uma dose de imunizante

Mais de 60% da população adulta dos EUA já recebeu pelo menos uma dose de imunizante

Will Oliver / EFE - EPA - 18.5.2021

Quase metade dos norte-americanos maiores de 18 anos já foram completamente vacinados contra a covid-19, enquanto os números de contágios e mortes diárias continuam a diminuir nos Estados Unidos, informaram nesta sexta-feira os Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).

Leia também: EUA pedem que população pare de beijar aves para evitar salmonella

Até o momento, 48,4% (124 milhões) dos adultos estão imunizados contra o novo coronavírus, e 60,5% (156 milhões) já receberam ao menos uma dose das vacinas disponíveis no país.

O número de contágios diários caiu para 27.857 nesta quinta-feira, o que representa o menor número desde junho do ano passado, e 497 pessoas morreram por covid-19 nas últimas 24 horas, o menor número em mais de um ano.

"Estes dados me dão esperança", enfatizou a diretora dos CDC, Rochelle Walensky, em entrevista coletiva.

A melhora na situação da pandemia nos EUA permitiu que as autoridades sanitárias autorizassem as pessoas completamente vacinadas a não usar máscara em espaços abertos e internos. A decisão gerou receio entre muitos americanos que optaram por continuar usando a proteção, por prudência.

Walensky disse que a recomendação é baseada nos últimos estudos científicos, mas reconheceu que são "compreensíveis" as dúvidas entre a população após 16 meses usando a máscara como ferramenta fundamental para frear a pandemia.

Os EUA são o país mais afetado pela pandemia de covid-19, com mais de 585 mil mortes por complicações decorrentes da doença, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Últimas