Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Referendo sobre Constituição egípcia será dividido em dois dias

Decisão se deve à escassez de juízes que estão dispostos a supervisionar a votação

Internacional|

A Comissão Eleitoral egípcia decidiu que o referendo sobre a nova Constituição será realizada em dois dias, 15 e 22 de dezembro, e não em um, como havia se estabelecido a princípio, informou nesta quarta-feira (12) a televisão estatal.

A emissora não deu mais detalhes, embora o jornal Al-Masry Al-Youm, que cita um membro da Secretaria-Geral da Comissão Eleitoral, Mahmoud Abu Shusha, explique em seu site que a decisão se deve à escassez de juízes que estão dispostos a supervisionar o referendo.

Ontem, o Colégio de Juízes, a principal associação da magistratura no Egito, anunciou que seus membros não participarão da supervisão do plebiscito, já que considera que a minuta da nova Carta Magna "contém ataques à justiça" e "deveria ter sido fruto do consenso".

Organizações humanitárias pedem voto contrário a nova Constituição egípcia

Publicidade

Presidente do Egito dá poderes policiais ao Exército até o referendo sobre a Constituição

Segundo Abu Shusha, só cerca de 9.000 juízes pediram para supervisionar a votação.

Publicidade

Não será a primeira vez que uma votação acontece em etapas no Egito, já que tanto as últimas eleições presidenciais como as legislativas se dividiram em vários dias.

Hoje, os egípcios no exterior começaram a votar no referendo, apesar do boicote de mais de 300 diplomatas.

Publicidade

Enquanto isso, espera-se que a oposição não islamita, agrupada na Frente de Salvação Nacional (FSN), revele hoje se tem intenção ou não de participar do plebiscito.

A oposição laica, que se retirou da Assembleia Constituinte que redigiu a Carta Magna, vem criticando há meses que a elaboração do texto foi monopolizada pelos islamitas.

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.