Reino Unido aprova teste que determina imunidade ao covid-19

Segundo especialistas, teste é considerado importante para ajudar a eliminar as restrições, já que permite que pessoas saudáveis voltem ao trabalho

Teste vai determinar se pessoas estão imunes ao vírus

Teste vai determinar se pessoas estão imunes ao vírus

Phil Noble/Reuters - 15.4.2020

As autoridades de saúde da Inglaterra deram início a um teste para determinar se uma pessoa foi infectada pelo novo coronavírus, mesmo sem sintomas, e se desenvolveu anticorpos.

Este exame de sangue foi desenvolvido pela empresa farmacêutica Roche e agora foi aprovado para uso pela Public Health England, o órgão administrativo na Inglaterra que gerencia o Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, sigla em inglês).

As autoridades de saúde indicaram que este teste representa uma "evolução muito positiva" na luta contra o coronavírus, que no Reino Unido já matou 33.186 pessoas.

Até o momento, as autoridades expressaram pessimismo em relação a este tipo de teste, mas agora, após uma avaliação, consideram que oferece possibilidades de saber se uma pessoa está imune.

O teste já foi aprovado por reguladores médicos na União Europeia (UE) e nos Estados Unidos, mas o Reino Unido teve que aprovar também.

Segundo os especialistas, o teste é considerado importante para ajudar a eliminar as restrições de confinamento pela covid-19, pois permitirá que pessoas com imunidade retornem ao trabalho com tranquilidade.

Especialistas do centro científico Porton Down, localizado em Wiltshire, no sul da Inglaterra, avaliaram o teste na semana passada e, segundo o Departamento de Saúde, concluíram que é "muito específico" e que dá uma ideia da imunidade ao vírus.

De acordo com a imprensa local, a Roche estaria conversando com o Ministério da Saúde britânico sobre o possível fornecimento do teste na Inglaterra, embora as outras regiões autônomas britânicas - Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte - façam o mesmo em seus respectivos territórios.