Internacional Reino Unido: é 'provável' que Putin tenha ordenado ataque a ex-agente

Reino Unido: é 'provável' que Putin tenha ordenado ataque a ex-agente

Premiê britânico Boris Johnson afirmou que é 'bastante provável' a participação direta de Vladimir Putin no envenenamento de ex-espião

putin ataque ex-agente

Johnson: participação de Putin é 'bastante provável'

Johnson: participação de Putin é 'bastante provável'

Toby Melville/ Reuters - 23.01.2018

O ministro de Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, disse ser bastante provável que Vladimir Putin, presidente da Rússia, tenha participação direta no atentado ao ex-agente russo Sergei Skripal na Inglaterra.

O Kremilin classificou a acusação como chocante e imperdoável.

Mais cedo, a Rússia já havia ameçado o Reino Unido com retaliações a qualquer momento, em resposta à expulsão de 23 diplomatas russos anunciada pela primeira-ministra Theresa May.

Johnson: Putin tomou decisão

Johnson deixou claro que o Reino Unido desconfia fortemente de que o líder russo tomado a decisão de usar o agente nervoso de nível militar para envenenar .

"Nós não temos nada contra os russos. Não deve haver nenhuma russofobia como resultado do que está acontecendo", disse Johnson nesta sexta-feira (16).

"Nossa briga é com o Kremlin de Putin e com a sua decisão — e nós pensamos que é esmagadoramente provável que tenha sido decisão dele — de orientar o uso de um agente nervoso nas ruas do Reino Unido, nas ruas da Europa, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial", afirmou o premiê.

A Rússia nega qualquer envolvimento no envenenamento de Skripal.