Brexit: Reino Unido fora da União Europeia

Internacional Reino Unido lança moeda para marcar saída da União Europeia

Reino Unido lança moeda para marcar saída da União Europeia

Cerca de três milhões de moedas de 0,50 centavos serão distribuídas a bancos, correios e lojas a partir de sexta-feira (31), data do Brexit

Reuters
Reino Unido lança moeda do Brexit

Reino Unido lança moeda do Brexit

HM TREASURY/Handout via REUTERS - 26.1.2020

O Reino Unido lançou neste domingo (26) uma nova moeda de 0,50 libra esterlina cunhada para marcar a saída do país da União Europeia, que traz a inscrição "Paz, prosperidade e amizade com todas as nações" e a data do Brexit de 31 de janeiro de 2020.

Cerca de três milhões de moedas serão distribuídas a bancos, correios e lojas a partir de sexta-feira, informou o governo, com outros sete milhões entrando em circulação no final do ano.

O ministro das Finanças, Sajid Javid, que também comanda a Casa da Moeda, recebeu o primeiro lote de moedas.

"Sair da União Europeia é um momento decisivo em nossa história e esta moeda marca o início deste novo capítulo", afirmou.

Mudança de data

O Ministério das Finanças planejava cunhar uma moeda inscrita em 29 de março de 2019, a data original do Brexit antes que a Reino Unido pedisse para estender sua participação na UE.

Javid depois ordenou a produção para comemorar um novo prazo de 31 de outubro, mas outro atraso cancelou o lançamento e cerca de um milhão de moedas tiveram que ser derretidas.

O projeto de lei que implementa a saída do Reino Unido do bloco europeu tornou-se oficialmente lei na quinta-feira.

Depois de mais de três anos de disputas amargas sobre como, quando e se o Brexit deve acontecer, o Reino Unido deixará a UE às 23:00 GMT na sexta-feira.

Últimas