Logo R7.com
RecordPlus

Reino Unido revela que teve documentos confidenciais roubados pela China

Informações obtidas eram classificadas como ‘extremamente sensíveis e perigosas’

Internacional|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Dominic Cummings revelou que a China roubou documentos confidenciais do governo britânico.
  • Informações sensíveis classificadas como "STRAP" foram comprometidas em 2020.
  • O governo de Boris Johnson encobriu o incidente devido a relações tensas com a China.
  • Cummings se mostrou disposto a detalhar o caso se o Parlamento abrir um inquérito.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Dominic Cummings revelou que China roubou "vastas quantias" de informações confidenciais Reprodução/Instagram/@domn_cummings

Dominic Cummings, ex-conselheiro-chefe do primeiro-ministro do Reino Unido, revelou que ocorreu um grande vazamento de informações confidenciais do governo, por parte da China, em 2020.

Na época, o governo de Boris Johnson foi notificado de um “vazamento preocupante” envolvendo informações sensíveis do governo.


Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, o material roubado era classificado como “STRAP”, um acrônimo para informações extremamente sensíveis e perigosas.

LEIA MAIS:

No período do corrido, o Reino Unido passava por um momento de relações delicadas com a China, principalmente envolvendo um julgamento sobre espionagem. Por isso, qualquer comentário sobre o caso se tornou ilegal.


“O que estou dizendo é que algum material ‘Strap’ foi comprometido e vastas quantidades de dados classificados como extremamente secretos e extremamente perigosos para qualquer entidade estrangeira controlar foram comprometidas”, disse Dominic Cummings.

O ex-conselheiro se recusou a detalhar como o sistema foi invadido, mas comentou que se o Parlamento abrisse um inquérito, estaria “feliz em falar sobre”.


Funcionários afirmam que “os níveis de infiltração no governo são muito maiores do que foi demonstrado publicamente”. Recentemente, a China comprou uma empresa que controlava uma central de dados dos departamentos de Whitehall, evento que foi descrito como uma “falha catastrófica”.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.