Internacional Resgate em hotel que explodiu em Cuba termina com 44 mortos

Resgate em hotel que explodiu em Cuba termina com 44 mortos

Sete dias após acidente, autoridades do país dizem que 98 pessoas ficaram feridas, das quais 16 continuam internadas

Agência EFE
Bombeiros encerraram as buscas por desaparecidas em desabamento de hotel em Havana

Bombeiros encerraram as buscas por desaparecidas em desabamento de hotel em Havana

Yamil Lage/AFP - 12/5/2022

As autoridades de Cuba anunciaram nesta quinta-feira (12) o fim dos trabalhos de resgate no Saratoga, o hotel de Havana onde ocorreu uma explosão na sexta-feira passada (6) que matou 44 pessoas.

O último relatório do Ministério da Saúde Pública, divulgado nesta tarde, manteve o número de feridos na explosão em 98, dos quais 16 continuam internados.

O acidente, presumivelmente provocado por um vazamento de gás, causou graves danos no edifício, com o desabamento de parte da estrutura e a queda de metade da fachada, bem como danos em 17 prédios contíguos.

Após a conclusão dos trabalhos de busca e resgate, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel decretou dois dias de luto oficial, segundo informou o jornal oficial Granma.

"Durante a vigência do luto oficial, a bandeira da estrela solitária deve ser hasteada a meio mastro em prédios públicos e instituições militares", acrescentou a publicação.

Anteriormente, o chefe do Corpo de Bombeiros de Cuba, coronel Luis Carlos Guzmán, disse à imprensa local que as equipes encontraram o corpo da última pessoa desaparecida, de acordo com relatos de familiares.

"Até este minuto, ainda é a última pessoa desaparecida", disse Guzmán, referindo-se ao corpo encontrado, presumivelmente o de uma garçonete que estava no prédio no momento da explosão.

Citado pela estatal Agência Cubana de Notícias, o oficial acrescentou que agora continuarão com a limpeza e remoção de escombros na área onde ocorreu a explosão. Todos os mortos identificados até agora são cubanos, exceto uma jovem turista espanhola.

O governo cubano reiterou que a causa do acidente foi um vazamento ocorrido quando um caminhão-tanque de gás liquefeito estava abastecendo um tanque no estabelecimento.

O Saratoga, construído em 1880, funcionava desde 1911 como hotel. Sua última restauração ocorreu em 2005.

Últimas