China

Internacional Reunião entre Xi e Biden deve acontecer em 15 de novembro

Reunião entre Xi e Biden deve acontecer em 15 de novembro

Cúpula acontecerá em um momento de crescente tensão entre as duas maiores potências do mundo

  • Internacional | Da Ansa

 Reunião virtual entre  Xi Jinping e Joe Biden deve acontecer em 15 de novembro

Reunião virtual entre Xi Jinping e Joe Biden deve acontecer em 15 de novembro

Paul J. RICHARDS / AFP

A aguardada reunião virtual entre os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Joe Biden, deve acontecer na próxima segunda-feira (15).

A informação é do site americano Politico, que a confirmou com uma fonte de dentro do governo dos EUA e outra de fora, mas que participa do planejamento da reunião.

A cúpula acontecerá em um momento de crescente tensão entre as duas maiores potências do mundo, especialmente por causa de Taiwan, país independente que a China ainda considera uma província rebelde.

Enquanto Xi já deixou clara sua intenção de reincorporar Taiwan ao território chinês, Biden prometeu defender a ilha de um eventual ataque de Pequim.

Além disso, o governo americano critica as ações da China para desmontar o regime de "um país, dois sistemas" em Hong Kong e a repressão contra a minoria muçulmana uigure em Xinjiang.

China e EUA, no entanto, deram um surpreendente sinal de cooperação na COP26, em Glasgow, com uma declaração conjunta com compromissos para enfrentar a crise climática. 

Últimas