Internacional Rompimento de barragens na Índia pode ser resultado de avalanche

Rompimento de barragens na Índia pode ser resultado de avalanche

Governo local afirma que as represas podem ter sido atingida por 'milhões de toneladas de neve'; número de mortos subiu para 26

  • Internacional | Do R7

Operações de resgate continuam em túneis próximos às usinas

Operações de resgate continuam em túneis próximos às usinas

Stringer / Reuters - 8.2.2020

O rompimento de duas barragens no estado de Uttarakhand, no norte da Índia, pode ter acontecido por conta de uma imensa avalanche de neve, não da quebra de uma geleira, como foi cogitado de início. A informação foi dada por Trivendra Singh Rawat, ministro-chefe do governo estadual, segundo o jornal Times Of India.

Leia também: Índia: sobe o número de mortos após rompimento de barragem

"De acordo com os cientistas, a área onde essa calamidade aconteceu não é propensa a avalanches e essa aparentemente não foi causada por uma quebra de geleira, como os relatórios iniciais indicavam", disse Rawat, que disse que os especialistas analisaram fotos de satélite da região. "Foi devido a milhões de toneladas cúbicas de neve que deslizaram abruptamente do topo de uma colina, que agora está descoberta".

As equipes de resgate conseguiram retirar 27 pessoas com vida até o fim da noite de segunda-feira (9), enquanto o número de mortos já localizados chegou a 26. Outras 171 estão desaparecidas, e as buscas estão mantidas durante a madrugada, especialmente em túneis próximos às represas.

Últimas