Internacional Rússia diz que EUA cometeram 'grande erro' ao fornecer mísseis de longo alcance para a Ucrânia

Rússia diz que EUA cometeram 'grande erro' ao fornecer mísseis de longo alcance para a Ucrânia

Governo da Ucrânia anunciou ter usado mísseis americanos ATACMS contra a Rússia pela primeira vez nesta terça-feira (17)

AFP
Ucrânia disparou míssil de longa distância contra a Rússia pela primeira vez

Ucrânia disparou míssil de longa distância contra a Rússia pela primeira vez

Forças Armadas Ucranianas/Reuters 17/10/2023

O embaixador russo em Washington, Anatoly Antonov, condenou nesta terça-feira (17) o ataque feito pela Ucrânia contra o Exército de Moscou ao usar mísseis americanos ATACMS, com alcance de até 300 km. É a primeira vez que as forças ucranianas usam esse tipo de armamento, anunciou o presidente Volodmir Zelensky, sem indicar onde ou quando isso ocorreu.

"Os acordos que concluímos com o presidente [dos Estados Unidos, Joe] Biden estão sendo implementados. Estão sendo implementados de maneira muito precisa: os ATACMS mostraram sua eficácia", declarou Zelensky em seu discurso diário publicado nas redes sociais.

A Casa Branca confirmou pela primeira vez o fornecimento dos mísseis em um comunicado. "Acreditamos que esses ATACMS darão um impulso significativo à capacidade ucraniana no campo de batalha sem afetar nossa preparação militar", disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, no comunicado.

Antonov, no entanto, ressaltou que a Casa Branca cometeu um "grave erro" ao enviar mísseis ATACMS para a Ucrânia. 

"A decisão da Casa Branca de enviar mísseis de longo alcance para os ucranianos é um grave erro. As consequências dessa ação, que foi deliberadamente ocultada do público, serão muito graves", afirmou o embaixador russo em um comunicado.

Bombardeio em hospital deixa centenas de mortos e cenas de horror em Gaza

Últimas