Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Russos assumem controle de usina nuclear de Chernobyl

Segundo conselheiro do gabinete presidencial, Exército de Putin conquistou o território próximo à cidade fantasma de Pripyat

Internacional|Do R7, com informações da Reuters

Usina ucraniana ficou conhecida após desastre nuclear na década de 1980
Usina ucraniana ficou conhecida após desastre nuclear na década de 1980 Usina ucraniana ficou conhecida após desastre nuclear na década de 1980

O conselheiro do gabinete presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak disse nesta quinta-feira (24) que as Forças Armadas russas assumiram o controle da planta nuclear de Chernobyl, próximo à cidade fantasma de Pripyat, ao norte da Ucrânia.

Podolyak não soube informar se a instalação, repleta de material radioativo, é segura após confronto entre militares russos e ucranianos. O conselheiro também definiu a ação da Rússia como "completamente sem sentido".

"É impossível dizer que a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque completamente sem sentido dos russos", disse Podolyak, segundo informações da agência internacional Reuters.

Horas antes, o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, disse que os soldados do país defenderiam a usina com "a vida".

Publicidade

"Forças de ocupação russas estão tentando controlar Chernobyl. Nossos defensores estão dando a vida para que a tragédia de 1986 não se repita", comentou Zelenski pelo Twitter.

De acordo com o assessor do Ministério do Interior ucraniano Anton Guerashtshenko, as "tropas dos ocupantes entraram na zona da usina de Chernobyl por Belarus", país aliado à Rússia, com fronteira ao norte da Ucrânia.

No início deste mês, tropas ucranianas realizaram exercícios militares na cidade fantasma de Pripyat. O treino simulava uma possível situação de guerra urbana, usando prédios e casas abandonadas após o desastre nuclear de 1986.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.