Sanders discursou em El Paso, no Texas, após as primárias em Nevada
Mike Segar / Reuters - 22.2.2020O senador Bernie Sanders se consolidou como o líder nas primárias do Partido Democrata para as eleições presidenciais dos EUA ao vencer, neste sábado (22), a etapa de votações primárias realizadas no estado de Nevada.
Todas as principais pesquisas apontam uma vitória avassaladora do pré-candidato, com cerca de metade do voto popular.
Leia também: Eleições nos EUA: o que esperar da crucial primária democrata do Nevada
Sanders, que é senador pelo estado de Vermont, já venceu as primárias em New Hampshire e terminou a primeira etapa, de Iowa, empatado com outro pré-candidato, Pete Buttigieg. Em Nevada, ele contou com forte apoio da comunidade latina e de jovens eleitores para ficar no primeiro lugar.
Essa é a primeira vez na história que um pré-candidato norte-americano, seja democrata ou republicano, vence nos três primeiros estados das primárias.
Com o resultado, Sanders desponta como favorito antes das primárias da Carolina do Sul, no próximo sábado (29) e, principalmente, da chamada Super Terça-feira, quando os eleitores democratas decidirão o apoio de 1344 delegados,
No próximo dia 3, 16 estados norte-americanos farão suas primárias, com destaque para a Califórnia, que tem 415 delegados em disputa, e o Texas, com 228.