Guerra civil na Síria: veja a cobertura completa
Internacional Secretário dos EUA e premiê de Israel conversam sobre Síria

Secretário dos EUA e premiê de Israel conversam sobre Síria

Reunião de hoje ocorreu após o cessar-fogo na ofensiva turca no nordeste da Síria, acordado entre os EUA e Turquia ontem

Guerra na Síria

Pompeo desembarcou hoje em Israel para encontrar com Netanyahu

Pompeo desembarcou hoje em Israel para encontrar com Netanyahu

Sebastian Scheiner/Pool via REUTERS/18.10.2019

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, se reuniu nesta sexta-feira (18) em Jerusalém com o primeiro-ministro interino de Israel, Benjamin Netanyahu, e enfatizou a importância de continuar a parceria entre os dois países para combater, o que eles consideram, a ameaça iraniana.

Após visitar a Turquia onde se reuniu com o presidente Recep Tayyip Erdogan, Pompeo desembarcou hoje em Israel para encontrar com Netanyahu e discutir a situação no nordeste da Síria e a luta contra o Irã.

"Conversamos sobre os desafios que o mundo, Israel e EUA enfrentam", disse Pompeo, durante entrevista coletiva após o encontro, acrescentando que discutiram sobre a parceria no combate a ameaça que o Irã representa "não apenas contra Israel, mas contra a região e o mundo".

Além disso, ele ressaltou que trocaram ideias sobre como garantir a estabilidade do Oriente Médio e agradeceu ao premier o que ele e seu país fazem para manter os Estados Unidos seguros.

Por sua vez, Netanyahu afirmou que a região é "um mar de problemas e turbulências" e insistiu que é importante continuar fortalecendo a aliança entre os dois países.

Ele também ressaltou que Israel e Estados Unidos compartilham múltiplos desafios e agradeceu a Pompeo e ao presidente Donald Trump pelo apoio.

O encontro de hoje ocorreu após o cessar-fogo na ofensiva turca no nordeste da Síria, acordado entre os EUA e Turquia ontem.