Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senadora dos EUA acusa a CIA de 'hackear' computadores do Congresso

O diretor da agência de inteligência americana, John Brennan, negou as acusações

Internacional|

A CIA 'hackeou' os computadores de investigação do Senado americano para eliminar documentos vinculados aos interrogatórios violentos da agência de espionagem, acusou nesta terça-feira (11) uma destacada senadora, ao evocar uma violação da Constituição.

"Estou muito preocupada, a busca da CIA pode ter violado o princípio de separação de poderes inscrito na Constituição americana, incluindo a liberdade de expressão e de debate", declarou a presidente da comissão de Inteligência do Senado, Dianne Feinstein, durante uma declaração de mais de 30 minutos ante o Senado.

Snowden pede que comunidade tecnológica solucione problema de privacidade

NSA pressionou UE para fazer espionagem, diz Snowden

Publicidade

O diretor da CIA, John Brennan, negou as acusações.

"Nada poderia estar mais longe da verdade", afirmou Brennan. "Nós não faríamos isso".

Publicidade

O caso remonta há vários anos. A comissão de inteligência iniciou uma investigação em 2009 sobre o programa de interrogatórios violentos da CIA, incluindo a prática chamada "submarino", que simula um afogamento, que foi muito utilizada durante os mandatos de George W. Bush (2001-2009).

Investigadores da comissão tiveram então acesso a um prédio de alta segurança, não muito distante de Washington, a mais de 6 milhões de documentos entregues pela CIA, os quais podiam consultar em computadores protegidos e aos quais a CIA não deveria ter acesso, segundo um acordo entre o Senado e a agência de inteligência.

Publicidade

Mas em 2010, mais de 900 páginas com documentos particularmente importantes desapareceram dos expedientes protegidos dos investigadores, segundo Feinstein.

Agência de espionagem interceptou dados de usuários do Yahoo

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.