Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Shinzo Abe é eleito na Câmara dos Deputados primeiro-ministro do Japão

Político assume o poder em um país enfraquecido pela crise econômica e pela deterioração de suas relações com a China

Internacional|

Abe é considerado um "falcão" no cenário diplomático
Abe é considerado um "falcão" no cenário diplomático Abe é considerado um "falcão" no cenário diplomático (KAZUHIRO NOGI/AFP)

O conservador Shinzo Abe foi eleito nesta quarta-feira (26) primeiro-ministro do Japão pelo voto da Câmara Baixa do Parlamento, dez dias depois de vencer as eleições legislativas com uma agressiva plataforma política que propõe firmeza nas relações exteriores e flexibilidade na economia.

A poderosa câmara baixa japonesa escolheu o líder de 58 anos após a esmagadora vitória de seu PLD (Partido Liberal Democrático) no início deste mês.

Obama felicita Shinzo Abe por vitória nas eleições do Japão

Considerado um "falcão" no cenário diplomático, Abe obteve 328 votos de um total de 478, o que o converte pela segunda vez em chefe de governo do Japão, um país enfraquecido por anos de crise econômica e pela deterioração de suas relações com a China.

Publicidade

Shinzo Abe assumirá seu cargo após a votação do Senado e sua nomeação oficial pelo imperador Akihito. Se não obtiver a maioria na câmara alta depois de duas votações, prevalecerá o voto dos deputados.

Leia mais notícias de Internacional no R7

Publicidade

Espera-se que Abe anuncie a composição de seu governo nesta quarta-feira.

Trajetória

Publicidade

Depois de três anos na oposição, o PLD recuperou o apoio do eleitorado decepcionado pelo PDJ (Partido Democrata do Japão, de centro-esquerda), que não cumpriu quase nenhuma de suas promessas nem conseguiu melhorar os ânimos do país após o terremoto seguido de tsunami e acidente nuclear, em 11 de março de 2011.

Abe, que já foi primeiro-ministro entre setembro de 2006 e setembro de 2007, defende a necessidade de estimular a atividade econômica do país, embora tenha que se endividar mais, e de ser firme perante os chineses na disputa territorial das ilhas Senkaku, controladas por Tóquio e exigidas por Pequim.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.