Internacional Snowden pede que comunidade tecnológica solucione problema de privacidade

Snowden pede que comunidade tecnológica solucione problema de privacidade

O ex-analista da CIA lamentou que as agências americanas espionem o mundo 

Snowden pede que comunidade tecnológica solucione problema de privacidade

Snowden está asilado em Moscou

Snowden está asilado em Moscou

MICHAEL BUCKNER/AFP

O ex-analista da CIA, Edward Snowden, fez nesta segunda-feira (10) uma chamada à comunidade tecnológica para desenvolver ferramentas e padrões que ajudem na proteção contra a espionagem em massa das agências de inteligência.

Snowden discursou hoje ao vivo via teleconferência desde Moscou no mega festival tecnológico, de música e cinema South by Southwest (SXSW) realizado na cidade de Austin, nos Estados Unidos.

— O povo que está em Austin é quem realmente pode ajudar a solucionar isto (a espionagem em massa das agências de inteligência). Esta é a comunidade de programadores que realmente pode desenvolver as soluções.

NSA pressionou UE para fazer espionagem, diz Snowden

Agência de espionagem interceptou dados de usuários do Yahoo

O ex-analista da CIA, asilado temporariamente em Moscou, após protagonizar uma filtragem em massa de documentos confidenciais da Agência de Segurança Nacional (NSA), lamentou que as agências de inteligência dos EUA se dediquem a vigiar as comunicações de todo o mundo ao invés das comunicações de suspeitos.

Snowden afirmou que criptografar as comunicações é uma forma útil que impossibilita a espionagem em massa e força as agências de inteligência a se concentrar no alvo no qual estão interessados.

O ex-analista mencionou, de todos os modos, que a tecnologia atual não é muito boa e é necessário desenvolver ferramentas que sejam mais fáceis de usar por todo o mundo.

Ele discursou perante um auditório repleto, diante milhares de pessoas. Chris Soghoian, analista da organização American Civil Liberties Union e que participa do diálogo com Snowden afirmou, no meio dos aplausos dos presentes, que a filtragem de Snowden melhorou a segurança de internet.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos