Surto de covid-19 em Santo Estêvão isola 82 brasileiros em Portugal

O pequeno vilarejo já tem 22 pessoas com a doença confirmadas de nove famílias diferentes; o número de casos é o maior registrado

Após famíliar dar positivo, mais de 80 testes foram realizados no vilarejo

Após famíliar dar positivo, mais de 80 testes foram realizados no vilarejo

Agência EFE

Ao menos nove famílias brasileiras que vivem na aldeia de Santo Estevão, em Benavente, estão confinados aguardando os resultados de testes para covid-19, após 22 pessoas terem testado positivo. No total, 86 testes foram feitos pequena na região de Portugal.

Leia mais: Portugal toma medidas para conter covid-19 na periferia de Lisboa

Os primeiros a apresentarem os sintomas foram três integrantes de uma mesma família de brasileiros, o pai, a mãe e a filha. Após os testes darem positivo para a família, foi determinado que outros 86 testes fossem aplicados nas pessoas que tiveram contato com eles. 

Até o momento, destes mais de 80 testes, pelo menos 22 deram positivo e correspondem a integrantes de nove famílias diferentes. As autoridades locais afirmam que o problema está controlado já que todos os brasileiros estão em isolamento.

Histórico da região

Esta não é a primeira vez que a aldeia sofre um surto de covid-19. Em março, na fase inicial da pandemia em Portugal, 25 pessoas de origem paquistanesa e trabalhadores de uma fábrica deram positivo para a doença.

Até esta terça-feira (7), o conselho de Benavente tem 109 casos de covid-19 confirmados, dos quais 35 foram detectados em residentes em Santo Estêvão.