Internacional Talibã testa helicóptero americano deixado pelo exército afegão

Talibã testa helicóptero americano deixado pelo exército afegão

Aeronave foi fornecida pelos EUA para equipar o exército local e ser usada no combate ao grupo extremista

  • Internacional | João Melo*, do R7

Após voltar ao poder do Afeganistão no dia 15 de agosto, o Talibã assumiu também o controle de equipamentos militares dos EUA que estavam sob posse do exército afegão. Imagens publicadas na internet mostram integrantes do grupo terrorista utilizando helicópteros do modelo UH-60 Black Hawks.

Leia mais: Patrimônio cultural do Afeganistão corre risco com Talibã no poder

Informações divulgados após a tomada da capital Cabul revelam que aviões de ataque do modelo A-29 Super Tucano também estavam sendo usados pelo exército do Afeganistão e agora estão sob posse do Talibã.

Talibãs testam helicóptero que pertencia ao exército afegão

Talibãs testam helicóptero que pertencia ao exército afegão

Reprodução

No dia 18 de agosto, 25 senadores republicanos escreveram uma carta direcionada ao Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, expondo a indignação de assistar às imagens dos membros do grupo terrorista pilotando um UH-60 Black Hawks.

“Proteger os ativos dos EUA deveria estar entre as principais prioridades do Departamento de Defesa dos EUA antes de anunciar a retirada do Afeganistão", ressaltaram os senadores no documento.

Os norte-americanos investiram cerca de 83 bilhões de dólares (R$ 435 bilhões na cotação atual) para equipar as forças militares afegãs nos últimos 20 anos.

Leia mais: Biden diz que prazo para a retirada 'depende da cooperação do Talibã'

Entre 2003 e 2016, por exemplo, foram enviados dos EUA ao Afeganistão mais de 75 mil veículos, 599 mil armas, 162 equipamentos de comunicação e 208 aeronaves, de acordo com um relatório divulgado em 2017 pelo Government Accountability Office.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

Últimas