Novo Coronavírus

Internacional Tóquio entra na 2ª fase de relaxamento da contenção à covid

Tóquio entra na 2ª fase de relaxamento da contenção à covid

Todas as escolas públicas e privadas, cinemas, teatros e shoppings puderam abrir, além de um grande número de estabelecimentos comerciais

Escolas em Tóquio reabrem depois de três meses

Escolas em Tóquio reabrem depois de três meses

Issei Kato/Reuters - 1.6.2020

Tóquio, no Japão, entrou nesta segunda-feira (1) na fase de número 2 do relaxamento de medidas de restrição decretadas para conter a propagação do coronavírus, a doença provocada pelo novo coronavírus.

Na nova etapa, foram reabertas todas as escolas públicas, que ficaram com aulas suspensas por três meses; e foi autorizada a volta à atividade de um grande número de estabelecimentos comerciais.

Os estabelecimentos privados de ensino, que ainda não funcionavam, puderam retornar hoje, além de cinemas, teatros, academias e shoppings.

A nova fase de relaxamento de medidas é iniciada uma semana após o anúncio do fim do estado de emergência na região de Tóquio, onde o índice de contágio pelo novo coronavírus vem sofrendo redução.

Hoje, inclusive, passa a ser possível realizar eventos com até 100 participantes, segundo as diretrizes apresentadas pelo governo metropolitano, que pretende seguir levantando as restrições a cada duas semanas, se a situação permanecer sob controle.

Ontem, foi anunciado que Tóquio registrou apenas cinco novos casos de infecção pelo novo coronavírus, na primeira vez em seis dias que a quantidade ficou abaixo de dez. Apesar do otimismo, as autoridades admitem que domingo é o dia com números mais baixos.

Na última semana, a região metropolitana teve um ligeiro aumento no contágio, especialmente por causa de alguns testes positivos registrados em um mesmo complexo hospitalar, no oeste da capital japonesa.

Últimas