Transmissão do coronavírus pelo ar é provável em alguns níveis

Anthony Fauci, principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, disse que ainda há dúvidas sobre disseminação através de aerossóis

Fauci diz que transmissão de coronavírus pelo ar é provável em alguns níveis

Fauci diz que transmissão de coronavírus pelo ar é provável em alguns níveis

Reuters/Tom Brenner - 01.04.2020

O novo coronavírus provavelmente está se espalhando pelo ar até certo ponto, disse o principal especialista em doenças infecciosas dos Estados Unidos nesta sexta-feira (10), um dia depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu novos estudos sobre a maneira como o vírus é transmitido.

"Ainda há dúvidas sobre o aerossol, mas provavelmente algum grau de aerossol", disse Anthony Fauci, chefe do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, em vídeo durante uma sessão em uma conferência sobre covid-19 organizada pela Sociedade Internacional de Aids.

Fauci disse na quinta-feira (9) que era uma "suposição razoável" que a transmissão pelo ar estivesse ocorrendo, embora não houvesse muita evidência sólida por trás dela. A OMS pediu mais estudos sobre o assunto.

Fauci disse que, para combater o vírus, era preciso haver vários candidatos à vacina. Os fabricantes de vacinas pretendem ter milhões de doses prontas para o início do próximo ano e até 1 bilhão em alguns casos, afirmou ele.

"As empresas com as quais estamos lidando já estão discutindo para começar a preparar centenas de milhões de doses e algumas estão prometendo que terão um bilhão de doses dentro de um ano ou mais".

Semana é marcada por atos contra medidas de prevenção à covid-19