Internacional Tremores tectônicos vulcânicos são registrados pela primeira vez nos Açores

Tremores tectônicos vulcânicos são registrados pela primeira vez nos Açores

Nas próximas semanas, vulcão na ilha de São Jorge, em Portugal, pode ter a primeira erupção desde 1808 

Reuters
Cratera de vulcão na ilha de São Jorge, em Portugal

Cratera de vulcão na ilha de São Jorge, em Portugal

Pedro Nunes/Reuters - 30.3.2022

Autoridades portuguesas afirmaram nesta quarta-feira (6) que tremores vulcânicos e tectônicos, que indicam movimento de magma, foram registrados na ilha de São Jorge, no arquipélago atlântico de Açores pela primeira vez desde que uma preocupante crise sísmica começou há pouco mais de duas semanas.

A exuberante ilha vulcânica no arquipélago português foi atingida por 27.626 pequenos tremores, e há receio de que a atividade prenuncie uma erupção ou um poderoso terremoto.

Fátima Viveiros, do Civisa, centro de vigilância de atividades sísmicas da região, afirmou que terremotos vulcano-tectônicos, também conhecidos como híbridos, acontecem quando há uma fusão de tremores tectônicos de alta frequência com tremores vulcânicos de baixa frequência.

"Isso sugere um movimento de fluidos em profundidade", explicou Viveiros, acrescentando que mais terremotos do tipo são esperados. "Esses sinais mostram o que pode ser esperado em sistemas vulcânicos ativos."

O alerta vulcânico está no nível 4 em uma escala de cinco níveis, o que significa que há uma possibilidade real de que o vulcão possa entrar em erupção pela primeira vez desde 1808.

Um estudo publicado em 2015 no Journal of Volcanology and Geothermal Research diz que tremores vulcano-tectônicos são "normalmente os primeiros precursores sísmicos reportados para erupções em vulcões que estão adormecidos por décadas ou mais".

O Civisa diz que uma erupção não é iminente, mas que tal cenário não pode ser descartado.

Últimas