Trump afirma que realizou teste de coronavírus e aguarda resultado

Presidente dos EUA confirmou informação pessoalmente, durante coletiva de imprensa na Casa Branca

Trump durante a coletiva em que confirmou ter sido testado para covid-19

Trump durante a coletiva em que confirmou ter sido testado para covid-19

Yuri Gripas / Reuters - 14.3.2020

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou teste para infecção pelo novo coronavírus e aguarda os resultados. A informação foi confirmada pelo próprio presidente durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca. Ele disse não saber quando os resultados serão divulgados.

Questionado pelos jornalistas presentes, Trump afirmou que médicos tinham medido sua temperatura e está "totalmente normal".

Mais cedo, o médico da Casa Branca havia publicado um comunicado oficial informando que não seria necessário que Trump realize uma quarentena preventiva por não haver grande risco de que ele tivesse sindo infectado durante a reunião com a comitiva do presidente Jair Bolsonaro na Flórida, no dia 7 de março.

Segundo Sean Conley, comandante médico da Marinha que atende Trump, o presidente norte-americano teria tido apenas "um contato breve" com Fabio Wajngarten, secretário de Comunicação de Bolsonaro, que testou positivo para covid-19. Trumpo tirou uma foto ao lado de Wanjgarten.

O prefeito de Miami esteve presente na mesma reunião e também testou positivo para covid-19.

Os EUA confirmaram 20.226 casos e 50 mortes até este sábado. Na sexta-feira, Trump anunciou que o país inteiro está em estado de emergência. A medida vai liberar recursos de emergência de até US$ 50 bilhões (cerca de R$ 243 bilhões) para estados, territórios e cidades norte-americanos.

Em fotos: Quais autoridades mundiais estão com coronavírus ou sendo testadas