Trump critica declaração de médico sobre riscos de reabertura

Presidente disse que fala do imunologista Anthony Fauci, que é o principal conselheiro da Casa Branca durante a pandemia, é 'inaceitável'

Trump não gostou da declaração de Fauci (e)

Trump não gostou da declaração de Fauci (e)

Leah Mills / Reuters - 17.4.2020

O presidente dos EUA, Donald Trump, descreveu nesta quarta-feira (13) como "inaceitável" uma advertência do principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, Anthony Fauci, nesta semana, sobre os perigos de reabrir a economia muito rapidamente durante a pandemia do novo coronavírus.

"Para mim, não é uma resposta aceitável", disse Trump a repórteres na Casa Branca, observando que ficou surpreso com a resposta que Fauci deu aos parlamentares em depoimento ao Senado dos EUA na terça-feira.

Leia também: Conselheiro de Trump diz que EUA ainda não controlaram a pandemia

Fauci, que dirige o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, alertou que uma saída prematura do isolamento poderia levar a surtos adicionais do coronavírus, que já matou mais de 82.000 pessoas nos Estados Unidos e colocou a economia de joelhos.

O médico de 79 anos se tornou alvo de críticas dos teóricos da conspiração e da extrema-direita norte-americana desde que fez declarações sobre o surto que estavam em desacordo com as de Trump.

O presidente, que colocava o fortalecimento da economia como ponto central em sua proposta de reeleição em novembro, incentivou os Estados a reabrir negócios considerados não essenciais em meio à pandemia.