Era Trump

Internacional Trump diz que quem tentar derrubar estátuas será preso

Trump diz que quem tentar derrubar estátuas será preso

Pena pode chegar a até 10 anos e pessoas envolvidas em outras tentativas podem ser presas. Manifestantes querem derrubar estátuas de escravagistas

Manifestantes tentaram derrubar estátua na Casa Branca

Manifestantes tentaram derrubar estátua na Casa Branca

Tom Brenner/Reuters - 22.6.2020

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou o governo a prender quem estiver tentando derrubar estátuas ou monumentos públicos. As penas podem chegar a até 10 anos de prisão.

A decisão contempla quem tentar derrubar as imagens agora e quem já foi flagrado derrubando outros monumentos, como uma estátua de Cristóvão Colombo, que foi jogada em um lago.

“Eu autorizei o governo federal a prender qualquer pessoa que vandalize ou destrua qualquer monumento, estátua ou propriedade federal nos Estados Unidos com até 10 anos de prisão”, escreveu o presidente pelo Twitter.

Estátuas e monumentos de figuras históricas ligadas à escravidão se tornaram alvo dos manifestantes durante os protestos contra racismo pelo país e pelo mundo.

Na segunda-feira (22), o Museu de História Nacional em Nova York decidiu que vai remover a estátua de Theodore Roosevelt da entrada do museu. A imagem mostra o ex-presidente, que era escravagista, com um indígena e um homem negro ao seu lado, enquanto ele está montado em um cavalo.

Pela noite, a estátua do ex-presidente Andrew Jackson perto da Casa Branca também se tornou alvo dos manifestantes, que tentaram derrubá-la.

Trump comentou o caso e disse que “diversas pessoas” foram presas por vandalismo.

A estátua mostra o ex-presidente em um uniforme militar em um cavalo. Jackson é conhecido pelo tratamento cruel a nativos americanos.

Últimas