EUA x Irã

Internacional Trump diz que tem 52 alvos na mira em caso de retaliação do Irã

Trump diz que tem 52 alvos na mira em caso de retaliação do Irã

Presidente dos EUA afirmou no Twitter que resposta será dura e rápida caso país persa realize algum ataque contra alvos americanos

  • Internacional | Márcio Pinho, do R7

O presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump

REUTERS

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na noite deste sábado (4) no Twitter que tem na mira 52 alvos no Irã, "alguns deles de alto nível e de grande importância" para o país, e que não hesitará em atacá-los caso os iranianos atinjam algum americano em vingança pela morte do general Qassem Soleimani, na última sexta-feira (3). Segundo Trump, o ataque será “muito rápido e muito duro”.

O número é uma alusão aos 52 norte-americanos feitos reféns por mais de um ano no final dos anos 70 após um grupo de estudantes e militantes islâmicos tomar a embaixada dos EUA em Teerã, em apoio à Revolução Iraniana.

Na postagem, o presidente norte-americano classificou como audaciosas as ameaças do Irã, que listou 35 alvos dos EUA no Oriente Médio. O republicano disse que os EUA não querem mais ameaças.

Trump acusou Soleimani de matar um americano e de ferir muitos outros, "sem mencionar todas as pessoas que ele matou durante sua vida, incluindo recentemente centenas de manifestantes iranianos".

Leia mais: Pentágono afirma que Soleimani desenvolvia planos para atacar EUA

O governo americano afirma que milícias comandadas por Soleimani são responsáveis pela morte de centenas de soldados americanos no Iraque. Além disso, a invasão à embaixada americana em Bagdá na última terça-feira (31) e o atentado contra uma base militar dos EUA no Iraque também foram planejadas por estas milícias, segundo o governo americano.

Foguetes

Mais cedo nesta sexta, três foguetes Katyusha caíram perto da Embaixada dos Estados Unidos em Bagdá. A queda ocorreu na zona verde, local que abriga prédios do governo. O acidente não fez nenhuma vítima.

Últimas