Eleições EUA 2020

Internacional Trump manteve agenda apesar de já saber de contágio de assessora

Trump manteve agenda apesar de já saber de contágio de assessora

Chefe de gabinete da Casa Branca disse que presidente tomou conhecimento de que Hope Hicks estava infectada quando já estava a caminho de evento

  • Internacional | Da EFE

Hope Hicks (foto) viajou com Trump nos últimos dias

Hope Hicks (foto) viajou com Trump nos últimos dias

Tom Brenner/Reuters - 21.9.2020

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manteve a agenda de quinta-feira (1º) em Bedminster, no estado de Nova Jersey, onde compareceu a dois atos de campanha, apesar de já saber que a assessora Hope Hicks havia testado positivo para covid-19.

O chefe de gabinete de Trump, Mark Meadows, disse nesta sexta-feira (2) a jornalistas na Casa Branca que o diagnóstico de Hicks foi sabido quando o helicóptero do presidente estava decolando rumo a Bedminster na véspera.

"Posso dizer a vocês, sobre Hope Hicks, que descobrimos isso justamente quando o Marine One estava decolando ontem. De fato, retiramos algumas pessoas que estavam viajando e em contato próximo", disse Meadows.

"O motivo pelo qual foi informado foi que, francamente, já tínhamos começado a rastrear os contatos mesmo antes do ocorrido. Como sabem, mesmo nas primeiras horas desta manhã, desde o minuto em que tivemos um teste que confirmou o resultado do presidente, sentimos que era importante divulgar a notícia naquele momento", argumentou.

Leia também: Trump e Melania estão com sintomas leves de covid-19

Na manhã de quinta-feira, Trump não teve nenhum ato programado, após ter retornado, na noite anterior, de um encontro em Minnesota, viagem que contou com a presença de Hicks.

De acordo com a imprensa local, Hicks foi isolada do resto da equipe da Casa Branca na viagem de volta a Washington na noite de quarta-feira (30), no avião presidencial Air Force One.

Na quinta-feira, Trump saiu da Casa Branca depois do meio-dia, sem falar com a imprensa, antes de subir ao helicóptero e seguir para Nova Jersey,

Apesar de já saber do positivo de Hicks, o mandatário compareceu a seu clube de golfe em Bedminster (Nova Jersey) para um painel com apoiadores e a um ato posterior de arrecadação de recursos com centenas de pessoas. Trump voltou à capital no mesmo dia.

Últimas