Era Trump
Internacional Trump veta decisão do Senado de derrubar emergência nacional

Trump veta decisão do Senado de derrubar emergência nacional

Republicanos e democratas rejeitaram decisão de presidente para financiar construção de muro na fronteira com México sem aprovação do Congresso

Trump veta decisão do Senado de derrubar emergência nacional

Trump assinou veto depois de rejeição do Senado

Trump assinou veto depois de rejeição do Senado

REUTERS/Jonathan Ernst 15.03.2019

O presidente Donald Trump vetou, pela primeira vez no governo, a decisão do Senado de derrubar a declaração de emergência nacional para financiar a construção de um muro na fronteira com o México. O pedido de Trump era de conseguir o dinheiro sem a aprovação do Congresso. O presidente já assinou o documento que oficializa o veto. 

O Senado derrubou a decisão de emergência nacional depois que 12 republicanos se aliaram aos democratas. A construção do muro divide a opinião pública e parte do Congresso americano. 

Segundo o assessor de imprensa da Casa Branca, Hogan Gidley, essa é uma decisão "triste" e "muito importante". "Não é apenas o primeiro veto do presidente, mas é um momento triste e importante por causa do que isso representa, que é a falta de entendimento de parte dos democratas no Congresso em reconhecer a séria e severa crise que nós enfrentamos na fronteira sul", disse em entrevista à Fox News. 

A decisão de Trump foi anunciada no Twitter.