Internacional Ucrânia: ataque cibernético em massa derruba sites do governo

Ucrânia: ataque cibernético em massa derruba sites do governo

Desdobramentos ocorreram durante tensões na fronteira do país com a Rússia, que divulgou fotos de mais forças sendo mobilizadas

Reuters - Internacional
Mensagem no site do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia após ataque cibernético

Mensagem no site do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia após ataque cibernético

Valentyn Ogirenko/Reuters - 14.01.2022

A Ucrânia foi atingida por um ataque cibernético em massa, que alertou seus cidadãos a "terem medo e esperarem o pior", nesta sexta-feira (14). Enquanto a Rússia, que reuniu mais de 100 mil soldados na fronteira com o país vizinho, divulgou imagens de novas forças sendo mobilizadas.

Os desdobramentos ocorreram depois que nenhum avanço foi alcançado em reuniões entre a Rússia e os países ocidentais, que temem que Moscou possa invadir a Ucrânia novamente.

As autoridades ucranianas estão investigando um enorme ataque cibernético que atingiu órgãos governamentais, incluindo o Ministério das Relações Exteriores, o gabinete dos ministros e o conselho de segurança e defesa, informou o Serviço de Segurança do país em um comunicado em vídeo.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia disse à Reuters que é muito cedo para dizer quem poderia estar por trás do ataque, mas disse que a Rússia esteve por trás de ações semelhantes no passado.

Os Estados Unidos alertaram na última quinta-feira (13) que a ameaça de uma invasão militar russa era alta. Os russos negaram a informação.

Moscou disse que o diálogo continua, mas está chegando a um beco sem saída ao tentar persuadir o Ocidente a impedir a Ucrânia de ingressar na Otan e reverter décadas de expansão da aliança na Europa.

Últimas