Rússia x Ucrânia

Internacional Ucrânia convida mães de soldados russos capturados para buscá-los 

Ucrânia convida mães de soldados russos capturados para buscá-los 

No sétimo dia da invasão lançada por Moscou, país afirma ter dezenas de prisioneiros

AFP
Militares são vistos em um veículo blindado do Exército russo na Crimeia

Militares são vistos em um veículo blindado do Exército russo na Crimeia

Reuters - 24.02.2022

O Exército ucraniano convidou nesta quarta-feira (2) as mães dos soldados russos capturados para irem buscá-los na Ucrânia, no sétimo dia da invasão lançada por Moscou, durante a qual afirma ter feito dezenas de prisioneiros.

"Foi decidido entregar os soldados russos capturados às suas mães se elas vierem procurá-los na Ucrânia, em Kiev", disse o Ministério da Defesa ucraniano em comunicado.

Imagens publicadas por telefones celulares mostrando assustados jovens uniformizados, sem suas armas.

Kiev tenta sensibilizar a opinião pública russa sobre a invasão, abrindo uma linha telefônica para os pais ligarem para perguntar sobre o destino de seus filhos no "front" de batalha e descobrir se estão mortos, ou se foram capturados.

O Ministério da Defesa da Ucrânia dispõe de linhas telefônicas e outros canais, pelos quais recebe informações sobre russos capturados, e disse que as mães serão recebidas na capital, se quiserem procurar seus filhos.

"Vocês serão recebidas e levadas para onde seus filhos serão devolvidos", prometeu o Ministério. "Ao contrário dos fascistas de Putin, nós, ucranianos, não estamos travando uma guerra contra as mães e seus filhos capturados", frisou.

Últimas