Rússia x Ucrânia

Internacional Ucrânia insiste para o mundo proibir voos sobre o país para evitar ataque de aviões russos

Ucrânia insiste para o mundo proibir voos sobre o país para evitar ataque de aviões russos

Mais cedo, a Otan anunciou que não transformaria a região em zona de exclusão aérea; medida poderia colocar organização definitivamente na guerra

  • Internacional | Do R7

Podolyak diz que medida evitaria muitas mortes

Podolyak diz que medida evitaria muitas mortes

Sergei Kholodilin/BelTA/Divulgação via REUTERS - 28.2.2022

Os representantes do governo ucraniano deram entrevista coletiva nesta sexta-feira (4) para apelar para as autoridades mundiais proibirem os voos sobre o país, o que impediria os ataques russos pelo ar. 

Pouco antes, o secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, disse que a entidade é contra proibir os voos.

"Dessa forma, as bombas não viriam pelo ar. A população não ficaria esperando o pavor pelo alto", disse Mykhailo Podolyak, assessor do presidente Volodmir Zelenski que foi um dos negociadores do país na reunião de quinta-feira (3) com integrantes do governo russo, em Belarus.

Podolyak insistiu para a criação da chamada zona de exclusão aérea na Ucrânia. Segundo ele, está muito claro que os russos são os responsáveis pelos ataques e a não adoção dessa medida só favorece os culpados pela guerra.

"Muitas mortes seriam evitadas se a população pelo menos pudesse ter o direito de saber de onde estão vindo os ataques", afirmou o negociador.

Arte R7

Últimas