Novo Coronavírus

Internacional UE inicia testes de 'passaporte sanitário' em 19 países

UE inicia testes de 'passaporte sanitário' em 19 países

Passe funcionará em versão digital que conterá as informações sobre vacina, cura ou histórico de testes negativos do viajante

UE inicia testes de 'passaporte sanitário' em 19 países

UE inicia testes de 'passaporte sanitário' em 19 países

Rafael Marchante/Reuters

A União Europeia iniciou nesta segunda-feira (10) a fase de testes de seu "passe verde digital" da covid-19, uma espécie de "passaporte sanitário" que permitirá viagens entre os países do bloco e do mercado comum europeu.

"A fase dos testes do passe verde digital começa hoje em 18 Estados-membros mais a Islândia. A partir de hoje, testamos a interoperabilidade das estruturas que produzirão os passes, o carregamento e o download de dados. Até agora, nós não usamos dados reais, mas apenas de testes. A partir de 1º de junho, os Estados-membros poderão carregar os dados reais", disse uma porta-voz do bloco europeu.

Ainda conforme o representante, os trabalhos até o momento estão dentro do prazo previsto no cronograma e ressaltou que está "confiante" que ele será lançado conforme previsto. As negociações sobre as regras do certificado, no entanto, ainda estão em debate com os líderes europeus - como no caso de quais imunizantes serão aceitos.

O passe funcionará em sua versão digital, através de um QR Code, que conterá as informações sobre a vacina que o cidadão tomou, sobre a cura da covid-19 ou ainda o histórico de testes negativos para a doença. Também será liberada uma função para imprimir o documento.

A ideia é que o app já esteja em funcionamento para o período das férias de verão, quando os europeus aproveitam para viajar.

Últimas