Brexit: Reino Unido fora da União Europeia
Internacional UE tenta ganhar tempo para decidir sobre adiamento do Brexit

UE tenta ganhar tempo para decidir sobre adiamento do Brexit

Em uma reunião os embaixadores dos 27 estados que formarão o bloco decidiram encaminhar o acordo ao Parlamento para aprovação

UE tenta ganhar tempo sobre o Brexit

Manifestantes pedem novo referendo sobre Brexit

Manifestantes pedem novo referendo sobre Brexit

MATT DUNHAM/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A União Europeia tentará ganhar tempo para decidir sobre o pedido relutante do primeiro-ministro britânico Boris Johnson de adiar o Brexit novamente, disseram diplomatas do bloco após uma reunião de 15 minutos neste domingo (20).

Leia mais: UE diz que cabe ao Reino Unido informar sobre os passos do Brexit

O plano de Johnson de colocar seu acordo de saída do Brexit no Parlamento britânico no sábado foi frustrado depois que os parlamentares votaram pela suspensão da decisão, uma ação que o forçou a procurar um terceiro adiamento da saída da Grã-Bretanha do bloco, que estava prevista para 31 de outubro.

Leia mais: Manifestantes protestam para pedir 2º referendo sobre o Brexit

Do ponto de vista da UE, as opções de extensão variam de apenas um mês adicional até o final de novembro a meio ano ou mais.

Em uma rara reunião de domingo de embaixadores dos 27 estados que formarão a UE após o Brexit, os diplomatas decidiram encaminhar o acordo de Johnson ao Parlamento Europeu para a aprovação necessária.

"Estamos buscando mais clareza até o final da semana, esperando que, a essa altura, também vejamos como as coisas se desenvolvem em Londres", disse um diplomata da UE.