Coronavírus

Internacional Uruguai dá início à vacinação para crianças de 5 a 11 anos

Uruguai dá início à vacinação para crianças de 5 a 11 anos

Pouco menos de 13 mil crianças receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 e ganharam sorvetes e livros

Agência EFE
Menina ganha um sorvete após ser vacinada contra a Covid em um hospital de Montevidéu

Menina ganha um sorvete após ser vacinada contra a Covid em um hospital de Montevidéu

Alejandro Prieto / EFE - 12.1.2022

Com um livro em uma mão e um sorvete na outra, dezenas de crianças deixam o centro de vacinação no Centro Hospitalar Pereira Rossell, em Montevidéu, onde cores e desenhos animam diante da temida vacina.

Das 12.700 crianças a serem vacinadas em todo o país nesta quarta-feira, o primeiro dia de vacinação para a faixa etária de cinco a 11 anos, 650 estão sendo vacinadas neste hospital, o principal centro de referência pediátrica do Uruguai.

Na área da recepção, um letreiro pintado em vermelho, azul, violeta, verde e amarelo foi feito para as crianças. Um pouco acima, duas telas exibem desenhos animados para as que estão na pequena sala de espera.

Alguns estavam nervosos, mas quase não houve lágrimas nos momentos antes da entrada dos pequenos nas diferentes estações designadas para receber a dose pediátrica correspondente da Pfizer.

"Não vai doer" ou "só demora um segundo" são algumas das frases que os vacinadores dizem para as crianças que, uma vez vacinadas, recebem um livro como prêmio.

E se a leitura não for recompensa suficiente, antes de voltar à sala de espera para aguardar 15 minutos por possíveis efeitos adversos, cada criança recebe um sorvete para se refrescar na atual onda de calor.

No exterior, entre decorações coloridas, cadeiras e redes de dormir, a música também acompanha o dia.

"As crianças vêm para serem vacinadas, mas também para brincar, para passar um tempo relaxando, e saem com um presente", disse o vice-ministro da Saúde Pública, José Luis Satdjian, na inauguração da campanha de vacinação infantil no Uruguai.

Segundo os dados fornecidos pelo chefe da pasta, Daniel Salinas, também presente no evento, das 320.000 crianças dessa idade no Uruguai, 84.000 receberão a sua primeira dose entre esta semana e a próxima e mais 40.000 na semana seguinte nos mais de 170 centros de vacinação em todo o país.

Últimas