Novo Coronavírus

Internacional Vacinação: Reino Unido já administrou 5 milhões de doses

Vacinação: Reino Unido já administrou 5 milhões de doses

No primeiro país a iniciar uma campanha nacional de imunização contra a covid-19, em dezembro, 464 mil já receberam a 2ª dose

  • Internacional | Da EFE

Mais de 4 milhões de pessoas já receberam a primeira dose no Reino Unido

Mais de 4 milhões de pessoas já receberam a primeira dose no Reino Unido

Neil Hall / EFE - EPA - 20.1.2021

O Reino Unido informou nesta quinta-feira (21) que já administrou mais de 5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 desde o início da campanha de vacinação, no início de dezembro. O anúncio foi feito em redes sociais pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que agradeceu pelo "tremendo esforço nacional" ao plano de vacinação contra o novo coronavírus.

Leia também: Sobrevivente do holocausto recebe segunda dose da vacina em Israel

"Dose a dose, vamos protegendo os vulneráveis e nos aproximando mais do objetivo de derrotar o vírus", garantiu o chefe de governo em mensagem publicada no Twitter.

Segundo os últimos números oficiais, o total de pessoas no Reino Unido vacinadas com a primeira dose é de 4,61 milhões, das quais 2,64 milhões foram imunizadas na semana passada, enquanto 460.625 já receberam a segunda dose.

200 doses por minuto

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, disse nesta quinta-feira, na Câmara dos Comuns, que o país está administrando 200 doses por minuto, o que já permitiu vacinar dois terços dos residentes de lares para idosos.

"Estamos no caminho de cumprir nosso objetivo de vacinar os residentes de lares para idosos até o final deste mês, e espero que seja antes", comentou Hancock.

A campanha de imunização impulsionada pelo Reino Unido, que usa as vacinas de Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech, tem agora a meta de administrar a primeira dose a 15 milhões de pessoas vulneráveis até 15 de fevereiro.

No momento, o ritmo de vacinação britânico é o terceiro melhor do mundo, com 0,42 dose diária aplicada a cada cem pessoas, atrás apenas de Israel (1,47) e Emirados Árabes (1,14), segundo o portal "Our world in data", desenvolvido pela Universidade de Oxford.

Esses dados calculam que 6,79% da população britânica já recebeu ao menos uma dose da vacina contra a covid-19, enquanto 0,68% já foi imunizado com ambas as doses.

Últimas