Coronavírus

Internacional Veja as primeiras mudanças na Casa Branca de Joe Biden

Veja as primeiras mudanças na Casa Branca de Joe Biden

Máscaras e testes contra covid-19 se tornaram obrigatórios dentro da Casa Branca; coletivas diárias de imprensa serão retomadas

Entrada de Joe e Jill Biden já causa mudanças na Casa Branca

Entrada de Joe e Jill Biden já causa mudanças na Casa Branca

Alex Brandon / Pool via Reuters - 20.1.2021

Horas após a posse do novo presidente dos EUA, Joe Biden, já é possível ver as primeiras mudanças em relação à administração do ex-presidente Donald Trump na própria Casa Branca, residência oficial e sede da presidência do país.

Leia também: 'A democracia prevaleceu', diz Joe Biden em discurso de posse

Diversos novos protocolos contra a covid-19 foram adotados no local, em contraste com a quase completa ausência de medida para impedir a disseminação do novo coronavírus na residência oficial no último ano, que resultou em diversas contaminações, inclusive de Trump, da ex-primeira-dama Melania Trump, do filho deles, Barron e do ex-vice-presidente Mike Pence, entre outros.

A partir da posse, o uso de máscaras dentro da Casa Branca se tornou obrigatório, para todos os presentes. Todos os funcionários e jornalistas que trabalham na cobertura da presidência, além da máscara, vão precisar fazer testes periódicos para detectar se estão com covid-19.

Além disso, as escrivaninhas nos diversos escritórios que ficam dentro da residência ganharam divisórias de plástico, em uma tentativa de ampliar a proteção para funcionários que dividem os mesmos espaços.

A Casa Branca passou por uma profunda limpeza nas horas entre a saída dos Trumps e a entrada dos Bidens. Colchões foram trocados, assim como tapetes, cortinas e roupas de cama. Tudo para retirar qualquer possível traço de novo coronavírus. 

Relações com a imprensa

Outra mudança imediata acontece na relação entre a imprensa e o governo. As coletivas diárias de imprensa na Casa Branca — uma tradição que foi interrompida pela relação complicada entre Trump e a imprensa e a preferência do ex-presidente por se comunicar via redes sociais — serão retomadas.

Com a necessidade de testes diários, apenas 80 membros da imprensa poderão entrar na Casa Branca por dia, segundo as regras estabelecidas. Com isso, também será mais fácil manter o distanciamento social na sala de imprensa e outras instalações do prédio.

Últimas