Novo Coronavírus

Internacional Veterano britânico recordista em arrecadação morre de covid-19

Veterano britânico recordista em arrecadação morre de covid-19

Tom Moore, de 100 anos, foi internado após sentir dificuldade para respirar. Capitão foi condecorado pela rainha em 2020

  • Internacional | Do R7

Veterano de guerra Tom Moore morreu aos 100 anos de covid-19

Veterano de guerra Tom Moore morreu aos 100 anos de covid-19

Dylan Martinez/Reuters - 17.9.2020

O capitão britânico Tom Moore, de 100 anos, e conhecido por ter batido recorde de arrecadação de doações para o sistem de saúde britânico, morreu nesta terça-feira (2) de covid-19. Ele havia sido internado no domingo (31), depois de dizer que estava com dificuldade para respirar.

Moore  arrecadou mais de 30 milhões de libras esterlinas, cerca de R$ 219 milhões, percorrendo seu jardim 100 vezes durante o lockdown do ano passado. 

Em comunicado, as filhas do veterano, a senhorita Ingram-Morre e Lucy Teixeira anunciaram a morte do pai. "Somos muito gratas por termos estado com ele durante suas últimas horas de vida". 

"Nós passamos horas conversando com ele, relembrando a nossa infância e nossa incrível mãe. Nós choramos e rimos juntos. O último ano de vida de nosso pai não foi nada se não memorável. Ele rejuvenesceu e experimentou coisas que sempre tinha sonhado."

As mulheres também disseram que o cuidado que o pai recebeu dos médicos foi "extraordinário".

Recorde em arrecadação

O veterano da Segunda Guerra Mundial cativou o público em abril, pouco antes de seu 100º aniversário, quando foi filmado fazendo sua caminhada patrocinada com a ajuda de um andador ao redor de seu jardim no vilarejo de Marston Moretaine, localizado 80 quilômetros ao norte de Londres.

Ele esperava arrecadar mil libras esterlinas. Ao invés disso, arrecadou cerca de 33 milhões para o Serviço Nacional de Saúde, quebrou dois recordes do Guinness, foi transformado em cavaleiro pela rainha Elizabeth, emplacou uma canção no topo das paradas, escreveu uma autobiografia e ajudou a criar uma instituição de caridade.

Últimas