Volta de Berlusconi seria 'desastre' para Itália, diz NYT

O partido do ex-premier, o PDL (Povo da Liberdade), concorre nas eleições dos próximos dias 24 e 25 de fevereiro 

O polêmico político italiano, Silvio Berlusconi, concorre nas eleições do país e pode voltar ao poder
O polêmico político italiano, Silvio Berlusconi, concorre nas eleições do país e pode voltar ao poder AP Photo/Mauro Scrobogna, LaPresse

A volta do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi ao cenário político italiano representa um "desastre para a Itália", segundo o jornal norte-americano The New York Times.

"Embora pareça improvável que [Berlusconi] ganhe um quarto mandato, uma forte afirmação de forças que o apóiam pode fazer com que seja impossível para qualquer partido formar uma maioria parlamentar que consiga trabalhar", escreveu o NYT.

Italiano tatua rosto de Berlusconi no braço

UE está preocupada com declarações de Berlusconi sobre Mussolini

Berlusconi se aproxima de líder em pesquisa eleitoral

Segundo o jornal norte-americano, "seria um desastre para a Itália, que tem de levar adiante as reformas indispensáveis, como as leis contra a corrupção, um sistema fiscal mais justo e uma maior concorrência".

Para o NYT, "a obsessão com austeridade dos líderes da União Europeia e da chanceler alemã, Angela Merkel, condenaram a Itália à recessão. Isso ajudou Berlusconi a se apresentar como o defensor do cidadão italiano médio contra os pedidos da Europa. A coisa mais assustadora é que Berlusconi poderia emergir como um 'kingmaker' (ponto de equilíbrio político, na tradução livre) pronto para negociar seu apoio para proteger seus negócios e interesses pessoais". 

O que acontece no mundo passa por aqui

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia