Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Washington D.C. aprova posse e cultivo de maconha

Estados do Alasca e Oregon também já aprovaram a iniciativa

Internacional|

Washington, como outros 22 estados norte-americanos, já aprovaram o uso da maconha para fins medicinais
Washington, como outros 22 estados norte-americanos, já aprovaram o uso da maconha para fins medicinais Washington, como outros 22 estados norte-americanos, já aprovaram o uso da maconha para fins medicinais

Os cidadãos do Distrito de Columbia, onde fica Washington, a capital dos Estados Unidos, aprovaram nesta terça-feira em um referendo a posse e o cultivo da maconha com fins recreativos, uma iniciativa similar que também foi votada no Alasca e no Oregon.

"Isto é um sucesso de todos que lutaram pela legalização da maconha há anos em D.C. (Distrito de Columbia)", explicou Adam Eidinger, presidente da DC Cannabis Campaign, grupo favorável à legalização. No fechamento das zonas eleitorais, Eidinger foi até um bar popular em Columbia Heights, no noroeste da cidade, para comemorar os resultados que mostram que 64,26% dos eleitores aprovam a legalização da maconha para uso recreativo.

A Iniciativa 71, que legaliza a posse de pequenas quantidades de maconha para uso pessoal, foi rejeitada por 29,45% dos cidadãos do Distrito de Columbia, que hoje também escolheu seu prefeito. Eidinger reconheceu que a medida ainda deverá ser submetida à votação no Congresso, devido ao status especial do Distrito de Columbia, mas se mostrou otimista que, a partir de 2016, a venda e o consumo de maconha na capital americana será legalizado.

Horas antes da festa, centenas de cidadãos compareceram à biblioteca Martin Luther King, no centro da capital americana, para votar, "mais do que em outras vezes", disseram à Efe vários integrantes da zona eleitoral. O eleitor Jason Sproles disse que acredita que a "iniciativa vale a pena", como prova a experiência do Colorado e de Washington, onde a substância já é legalizada.

Publicidade

Leia mais notícias de Internacional no Portal R7

Assim como em outros 22 estados, o uso medicinal da maconha já é legal em Washington, onde a prefeitura também descriminalizou no ano passado a posse de pequenas quantidades de maconha, o que passou a ser tratado de forma parecida a algumas infrações no trânsito, com punição através de multas.

No entanto, a iniciativa aprovada hoje vai mais longe ao eliminar qualquer punição pela posse de pequenas quantidades de maconha ou por transações não comerciais dessa droga. O que continua proibido é a criação de um mercado legal para sua venda, uma atividade da qual também não será possível taxar devido a uma lei própria do distrito. Os estados do Oregon e do Alasca também decidiram hoje sobre o uso recreativo da maconha, sendo que os resultados do primeiro já foram divulgados e a iniciativa foi aprovada com cerca de 54% dos votos. A Flórida, no entanto, rejeitou a legalização do uso medicinal da maconha em um referendo que não chegou aos 60% dos votos necessários para sua aprovação.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.